O endividamento dos funcionários aumentava e os gestores notavam queda na produtividade.
 
Há quatro anos, quando as dívidas dos empregados cresciam, a Central Nacional Unimed, de assistência médica, elaborou um plano de ação para reverter o quadro: começou a oferecer palestras sobre educação financeira.
 
A época em que as aulas eram ministradas foi calculada. O fim do ano, quando os trabalhadores recebem o 13º salário, era o mais apropriado.
 Os interessados tinham contato com o sistema financeiro de forma simples, com dicas e informações sobre como gastar corretamente para começar o ano no azul, explica Rogério Muracca, superintendente financeiro da Central Nacional Unimed.
 
Com o crescimento do interesse dos colaboradores pelo seminário neste ano, a empresa abriu espaço para a participação também dos parentes com o objetivo de incentivar a família a compreender melhor os seus ganhos e gastos.
 
O restaurante Joe e Leo's envereda pelo mesmo caminho: contratou empresa de consultoria financeira que, neste ano, apresentará ciclo de palestras para os funcionários.
 
Carlos Américo Louredo, sócio da hamburgueria, diz perder "funcionários treinados por desesperos pessoais e financeiros".
 
TENDÊNCIA 
Segundo Fernando Mendes, consultor de recursos humanos da Stanton Chase, a oferta de cursos e palestras sobre educação financeira para empregados é bem-aceita no exterior e começa a se expandir no Brasil.
 
Para quem participa, classifica a experiência como "estimulante". É o caso do assistente de informação Sulivan da Silva, 43, que conferiu a palestra da Central Nacional Unimed no ano passado.
 
O analista de produtos Roberio Barros de Souza, 36, que se inscreveu no curso neste ano, diz estar curioso para conhecer o que será apresentado. "A preocupação com as dívidas nos distrai, por isso, estou ansioso para conhecer as possíveis soluções."
Fonte:http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1008650-empresas-ensinam-educacao-financeira-a-funcionarios.shtml
