sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Perspectivas para a educação corporativa em 2012.

2011 foi, sem dúvidas, um ano de muito aprendizado. O ano está acabando e há muito o que se comemorar. Houve avanços interessantes na educação nas empresas com o uso de novos recursos, a visão e a percepção de muitas organizações em relação à importância da educação também mudou o que é de extrema relevância.

É hora de pensar as perspectivas para a educação corporativa em 2012. Obviamente, quando falamos em perspectivas, é um bom momento para o texto, mas o planejamento das ações do novo ano já precisa estar pronto nas empresas. Como já reforçado em várias oportunidades, o planejamento é a chave para o sucesso de qualquer programa educacional numa empresa. É nele que se definem recursos, estratégia, ferramentas, metodologia, indicadores e outros itens tão importantes.

O Blog “Educação na Empresa” realizou uma pesquisa nas duas últimas semanas para saber o que as pessoas envolvidas com a educação corporativa acreditam que vai acontecer nessa área em 2012. As opções da enquete foram:

1 – Maior investimento em Treinamento e Desenvolvimento.

2 – Melhor entendimento, por parte das empresas, da educação como ferramenta estratégica.

3 – Maior visibilidade da área.

4 – Redução de investimentos e de ações educacionais em virtude da conjuntura econômica.

5 – O cenário não mudará em relação a 2011.

A boa notícia, seja ela baseada em esperança, crença pessoal ou informação real tirada do planejamento das empresas, é que 54% das respostas apontam para um melhor entendimento, por parte das empresas, da educação como ferramenta estratégica. E a segunda opção com 36% foi de que haverá mais investimento em treinamento e desenvolvimento no próximo ano, o que, de certa forma, contraria algumas previsões de retração na área, devido às previsões da economia mundial.

Opções como redução de investimentos e estagnação da área não tiveram votação expressiva, o que também reforça essa perspectiva positiva para a área de educação corporativa em 2012.

E uma das fortes razões para esse positivismo é que, em 2011, muito se realizou em educação nas empresas com menores custos e resultados mais efetivos.

Por isso, a perspectiva para 2012 é que, independentemente da estratégia adotada, as empresas que ainda não perceberam o valor da educação para seus negócios, comecem a mudar sua visão. É um processo lento, gradativo, mas que precisa ser iniciado o quanto antes.

E para você? Quais as perspectivas da educação na sua empresa para o próximo ano?

Fonte: Blog “Educação na Empresa”
http://educacaonaempresa.blogspot.com/2011/12/perspectivas-para-educacao-corporativa.html