terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Juros das operações de credito subiram em novembro/2012.


Pesquisa de juros feita pela ANEFAC, referente a novembro de 2012, constata alta novembro interrompe seqüência de reduções.

 Com Selic e níveis de inadimplência inalterados, aumento das taxas é, tecnicamente, sem explicação.

As taxas de juros das operações de crédito foram elevadas em novembro/2012, interrompendo sequência de quatro reduções consecutivas, constatou a Pesquisa de Juros da ANEFAC – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Neste anos já haviam ocorrido oito reduções. “Salientamos que nossa expectativa era de que as taxas de juros das operações de crédito seriam reduzidas no mês de novembro, mesmo com a manutenção da Selic por conta da maior competição das instituições financeiras após os bancos públicos reduzirem suas taxas de juros”, diz o Coordenador de Estudos Econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Ele ressalta não existir, tecnicamente, explicação para esta elevação. “A taxa básica de juros (Selic) e a inadimplência se mantiveram inalteradas neste período. E a tendência é de redução dos índices de inadimplência nos próximos meses”, enfatiza.

Pessoa Física – Só cartão de crédito rotativo não subiu.

A ANEFAC apurou que das seis linhas de crédito pesquisadas, somente o cartão de crédito rotativo manteve inalterada a sua taxa de juros. As demais linhas de crédito foram elevadas no mês.

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,13  ponto percentual no mês (2,83 pontos percentuais no ano) correspondente a uma elevação de 2,36% no mês (3,14% em doze meses) passando a mesma de 5,50% ao mês (90,12% ao ano) em outubro/2012 para 5,63% ao mês (92,95% ao ano) em novembro/2012, sendo esta a maior  taxa de juros desde setembro/2012.

Fonte: ANEFAC – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.
http://www.anefac.com.br/Pages/Visualizar.aspx?tema=8&id=6593