quarta-feira, 3 de julho de 2013

Seu salário está baixo? Aqui tem dez passos para tornar seu salário mais produtivo.


Dez passos para tornar seu salário mais produtivo

O povo brasileiro foi as ruas reclamar da má administração do dinheiro público. E você? Como tem administrado seu dinheiro?
O consultor financeiro Francis Hesse lista dez passos para melhorar a produtividade do seu salário.

1 – Identifique  e visualize  todos os seus gastos. Faça um acompanhamento minucioso por pelo menos 1 mês (ideal anotar durante 3 meses) de todas as suas despesas, por menor que elas sejam (cafezinho, gorjetas etc.) Anote tudo.

2 – Descartar os gastos desnecessários ou mudar os planos e serviços  que são usados parcialmente/esporadicamente (celulares, assinatura de jornal, provedor de internet, tv por assinatura);

3 – Caso tenha dívidas, priorize acabar com elas. Faça um planejamento para pagamento das dívidas, começando pelas com juros mais altos.

4 – Estabeleça junto com a família, seus sonhos e traga-os para a realidade, estabelecendo objetivos para alcançá-los. Quantifique-os. Quanto é necessário poupar por mês para realizar estes sonhos (para quem tem dividas o primeiro sonho deve ser quita-las).
No mesmo dia em que você recebe você já deve realizar as aplicações para alcançar seus objetivos. O valor que sobrar é o valor que deve ter em mente como rendimento.

5 – Crie um fundo para emergências, cujo valor deve ser aplicado no mesmo dia em que você recebe seu salário.

6 – Planeje conscientemente junto com a família seus gastos mensais.

7 – Não faça novas dívidas. Existe uma grande facilidade de você gastar um dinheiro que não é seu com, Cartão de crédito, Cheque especial, CDC, Cheques pré-datados, compras parceladas.
8 – Cuidado com o status, não viva de aparências. Não é porque um vizinho trocou de carro que você também tem que fazer. Lembre-se que cada família tem suas prioridades.

9 – Cuidado com as Liquidações e as “oportunidades”. Pois através delas na maioria das vezes adquirimos coisa que não precisamos ou não são nossa prioridade.

10 – Não compre por impulso. Procure não comprar nada de imediato. Pense bem, se depois de 1 semana você ainda achar que precisa mesmo, então compre. Mas não se esqueça de pesquisar muito bem os preços antes de comprar e tenha em mente que para realizar esta compra você estará abrindo mão de outro destino que este recurso poderia ter.

E para terminar…

“Ninguém sabe como será o amanhã, é certo que assim como já tivemos muitas crises, outras virão. Se você tiver pouca ou nenhuma reserva financeira , a crise com certeza atingirá  você e sua família. Quanto mais reservas você tiver, menos ela o afetará. Quem enfrenta uma crise sem ter reservas adequadas, acaba contraindo dívida, e passando por dificuldades”. Por Francis Hesse

Fonte: Letras e Lucros