segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Prevenir é o melhor remédio.

Prevenir é o melhor remédio.

A importância de manter uma reserva para emergências no orçamento domestico.


Imprevistos acontecem, e nem sempre eles são cobertos pelo seguro. Perder o emprego ou precisar fazer uma reforma urgente na casa são fatores imprevisíveis, que podem quebrar o orçamento familiar. A principal arma contra esse tipo de situação é a reserva de emergência. "Crises e momentos difíceis sempre existiram e vão continuar a existir. O quanto afetam depende do tamanho da reserva financeira que cada um constitui", afirma o economista e palestrante Francis Brode Hesse.


A reserva de emergência deve ser proporcional à renda e aos gastos mensais da família. Para fazer esse cálculo, é essencial montar uma planilha de orçamento doméstico - só assim se tem noção exata de quanto a família precisa por mês. "O recomendado é uma reserva de no mínimo seis meses da renda líquida da família", ensina Hesse.



Outra definição importante é sobre como montar a reserva, pois é bastante difícil separar todo o montante de uma só vez. Hesse afirma que o ideal é reservar entre 10% e 20% da renda líquida familiar mensal. "Deve-se guardar o máximo possível, mas qualquer quantia já faz uma grande diferença no longo prazo."



O passo seguinte é decidir como guardar o dinheiro da reserva. A escolha depende do perfil do investidor, mas deve ser por uma aplicação conservadora (de baixo risco) e liquidez imediata. "Para quem está começando a constituir essa reserva, a poupança é uma boa recomendação. Conforme a reserva for crescendo e a pessoa se inteirar mais sobre as modalidades de investimento, pode começar a diversificar", explica o economista. Ações e aplicações com longos prazos para resgate não são indicadas.

Com a reserva de emergência estabelecida, é fundamental não utilizá-la para outros fins (como viagens e aquisição de bens). E, se de fato for preciso usar a reserva, é importante refazê-la quando a situação se normalizar.

Fonte: MBS Seguros - www.mbsseguros.com.br