Você já
escolheu um produto porque a embalagem dele era a mais bonita da gôndola? Ou
nem precisava tanto assim e acabou levando porque era realmente chamativa? Bom,
com certeza não é o único a fazer isso, pois uma pesquisa revelou que os brasileiros
são os mais influenciados pelas embalagens na hora das compras.
O estudo
realizado pela empresa WestRock examinou o comportamento de mais de 5 mil
pessoas em mercados globais. Os dados revelam que 37% dos consumidores já
experimentaram um produto do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
porque a embalagem atraiu sua atenção ou repetiram a compra incentivados por
sua funcionalidade. De qualquer forma, é importante manter a cautela na
hora das compras para não gastar mais do que deveria!
No
Brasil, 52% dos participantes da pesquisa consideram a embalagem um item muito
ou extremamente importante, ficando à frente da Alemanha, China, EUA e França
nesse quesito. Qualidade e segurança dos produtos aparecem no topo da lista de
fatores levados em conta no momento da compra.
Segurança e
funcionalidade são essenciais
A
satisfação com as embalagens também é maior no Brasil, onde 66% dos
consumidores estão completamente ou muito satisfeitos, comparados aos 52% da
média mundial. Apesar disso, há uma demanda crescente por
inovação. Segundo Milena Lima, coordenadora de comunicação da WestRock, os
atributos mais esperados são conveniência, segurança e funcionalidade,
responsável por prevenir o derramamento, vazamento ou rompimento do
produto.
Milena
conta que as expectativas dos consumidores são influenciadas por fatores
regionais, econômicos, políticos e sociais, além de tendências globais.
Compradores urbanos, por exemplo, valorizam a portabilidade. Produtos mais
práticos e que primem pela sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são
uma tendência no setor, além de um desafio para a indústria.
Fonte: Portal do Consmidor