terça-feira, 2 de setembro de 2014

Investimentos para todos. O que preciso é saber antes de a investir.

                                                                                                           Setembro 2014.
Investir dinheiro é coisa de gente rica, certo? Errado. "O ato de guardar e investir dinheiro, independentemente da quantia, deve ser sempre muito bem visto, estimulado e comemorado. É uma das mais valiosas atitudes que se toma pensando no futuro de cada um", avalia o economista Francis Brode Hesse.



Ele ensina que, seja qual for o valor, a primeira pergunta que deve ser feita é: qual o objetivo que pretendo alcançar? "A escolha do tipo de investimento está diretamente ligada ao objetivo (valor) e ao prazo (tempo) em que se pretende atingir este objetivo", diz.



Ele cita dois exemplos: "Digamos que você tem 35 anos e pretende economizar e guardar dinheiro pensando na sua aposentadoria que deve ocorrer no longo prazo, algo em torno de 30 anos. Neste caso, você pode investir mais agressivamente, pois caso tenha alguma perda no início, esta será recuperada através dos anos. Agora vamos pegar o mesmo caso acima, só que com você com 60 anos, pretendendo economizar e guardar o dinheiro pensando na aposentadoria que deve ocorrer em cinco ou dez anos. Neste caso, você não deve arriscar seu dinheiro, pois no caso de uma eventual perda, talvez não tenha tempo de recuperar. Desta forma, você deve investir de maneira conservadora". 



"Não existe uma regra, mas de uma maneira geral no longo prazo (mais de 10 anos), pode-se investir agressivamente e ir mudando (remanejando suas aplicações) ao longo dos anos de maneira que quando faltarem dois anos ou menos para você resgatar seu investimento, sua aplicação esteja investida de maneira bem conservadora", explica.



Entre as modalidades de investimento, Hesse chama a atenção do investidor de baixa renda para o Tesouro Direto, que são títulos do governo emitidos por um prazo fixo com aplicações a partir de R$ 30. Para mais informações, acesse o site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

MBS seguros

Por: Cláudia Zucare Boscoli