sexta-feira, 15 de junho de 2018

12 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras


Shaking Hands, Handshake, Hands, Welcome

Conseguir economizar dinheiro é uma habilidade que envolve inúmeros fatores ao seu desejo de não gastar tanta grana.

Deixar de comprar, por exemplo, nem sempre é uma alternativa, afinal, algumas compras são extremamente necessárias – e não é possível viver de mão fechada, né?

Por isso, além de todas as dicas que já demos aqui sobre economia e planejamento financeiro, uma delas é fundamental para conseguir guardar dinheiro e economizar mesmo gastando: saber barganhar.

Conseguir descontos em compras é uma habilidade de poucos, mas, quando você virar fera nas estratégias de barganha, vai ver como essa é uma das melhores dicas para melhorar sua situação financeira.

Para te ajudar, nós listamos 11 dicas infalíveis para conseguir descontos em compras! Se liga:


1 - ESTEJA INFORMADO. SEMPRE!
  
Não importa o que você vai comprar: você precisa estar informado sobre o mercado que envolve o produto para não ser enganado e, é claro, para saber exatamente o que você quer e quanto de desconto pode pedir.

Antes de partir para a compra, faça uma  pesquisa da faixa de preço do que você quer. Ou seja: não compre por impulso.

Gaste um pouco do seu tempo pesquisando valores e, dessa forma, além de descobrir o valor ideal da mercadoria ou serviço, você também garante que não vai ser enganado quando o vendedor te oferecer um desconto.

Além do preço, pesquise produtos similares ao que você deseja comprar! “Entrar de sopetão em uma concessionária para comprar um carro, por exemplo, é fazer um mal negócio”, orienta o consultor José Roberto Valle, presidente da consultoria de negociações Scotwork Brasil, em entrevista para o portal EXAME.


2 - TENHA EM MENTE O QUE VOCÊ QUER

Tenha em mente o quanto você pode e quer gastar com determinado produto, e saiba o seu limite.

Depois que fizer a pesquisa da dica anterior, anote o valor que você está disposto a pagar e que se encaixe não só no seu orçamento, mas na média do mercado.

Seja realista e não passe dos seus limites. Nós já demos várias dicas de como planejar seu orçamento e calcular seus gastos mensais, você pode acessar a matéria aqui.

Além do preço, vale pensar em outro ponto importantíssimo: você vai pagar a compra à vista ou pretende parcelar?

Se for parcelar, leve em consideração que conseguirá um desconto bem menor que conseguiria pagando à vista, afinal, o vendedor precisa pagar uma porcentagem para a máquina de cartão, e, então, o pagamento em dinheiro ou no débito é mais interessante para o vendedor.


3 - RELAXE ANTES DE SAIR PARA AS COMPRAS

Comprar por estresse, impulso ou ansiedade não é uma ótima ideia. Sair para as compras nervoso para fechar um negócio só vai te atrapalhar, então, tente liberar o estresse antes de partir para a loja.

A tensão é perceptível na conversa com o vendedor, seja em uma compra pequena ou grande. Por isso, prefira fazer compras quando estiver tranquilo, com tempo e com a mente descarregada.

  
4 - SAIBA NEGOCIAR PESSOALMENTE

Bom, nem precisamos falar que em compras online é praticamente impossível negociar valores, certo? Quando não estamos olhando nos olhos do vendedor, fica difícil barganhar.

Então, se for fazer uma compra de algum item específico e quiser um desconto significativo, faça-a presencialmente.

Segundo negociadores, cerca de 80% das pessoas com quem você vai negociar não estarão preparadas, e é mais fácil ganhar quando se está em frente ao outro.

Alguns estudos de psicologia social também apontam que, quando se imita a postura e os gestos da outra pessoa de forma sútil, é mais fácil despertar empatia e o outro fica mais propenso a aceitar sua proposta.

Mas vai com calma, viu? Se você não for discreto, a tática pode não dar certo e vai pegar mal para você.

  
5 - LEVE ALGUÉM COM VOCÊ

Para negociar, é sempre bom ter alguém do lado e combinar os papeis de cada um. Para as compras maiores, essa dica é ainda mais importante.

Segundo o consultor em negociação entrevistado pelo portal EXAME, o ideal é que três pessoas integrem o time de negociadores, além do vendedor.

Uma deve ser a líder da negociação, que faz as propostas. A segunda pessoa atua como um apoio, alguém que tem um papel mais ponderado e faz perguntas, enquanto o líder ganha tempo para pensar.

O terceiro é o observador. Ele não interfere diretamente, mas observa sinais, como as expressões faciais e o tom de voz.

Em compras menores, essa dica continua importante. Ir acompanhado vai transmitir um ar de maior imponência, e a outra pessoa pode te ajudar a enxergar se você fará um bom negócio.

  
6 - NÃO TRANSMITA SEUS SENTIMENTOS COM TANTA INTENSIDADE

Vamos supor que você esteja comprando um celular usado e, na hora da negociação, deixa escapar de alguma forma que gosta de fotografar.

É bem capaz que o vendedor aumente o valor do aparelho por causa da qualidade da câmera – e por saber que você curte esse acessório.

Você tem que ter uma preparação para não demonstrar empolgação demais. Quando a emoção entra no jogo, complica a negociação. Então, para não exagerar, seja ponderado e diga apenas o quão interessante é determinada função do produto.

Por outro lado, também vale lembrar: você pode, sim, reagir ao valor imposto pelo vendedor de uma forma controlada. Achou o preço muito caro? Fale e, então, negocie.

  
7 - JOGUE ALÉM

Se a negociação estiver rolando com um valor aberto, peça um desconto bem abaixo do esperado para que você possa subir o valor – e mesmo assim ficar na vantagem.

Assim, você tem margem para subir o preço proposto, deixar o outro feliz e, mesmo assim, fechar um negócio que fique bom para você.

  
8 - SAIBA QUE DÁ PARA FAZER CONCESSÕES

A negociação ideal é aquela que é vantajosa para os dois lados, por isso, saiba que ceder em alguns momentos não é um defeito.

Tente encontrar o equilíbrio e saiba que nem sempre o desconto total que você deseja será possível.

Para isso, você precisa entender exatamente o que a outra parte busca, e, então, conseguir influenciá-la com sua proposta.

Se você for alugar um imóvel, por exemplo, precisa saber que o locatário busca alguém que vá preservar seu patrimônio e honrar o contrato, então, mostre isso para ele.

  
9 - SAIBA ARGUMENTAR
Lembre-se que a conversa pelo desconto precisa ser agradável e, por isso, durante o papo você não pode intimidar o vendedor de uma forma inconsistente.

Conseguir um bom desconto é saber argumentar sem começar uma briga. Não suba a voz, não perca o controle e transmita confiança.

Por exemplo, abra as informações que você acha importante. Diga que tem um emprego garantido, que tem condições de arcar com a negociação – no caso de um produto com o valor bem alto, por exemplo.
  

10 - TIRE UM TEMPO

Ficou na dúvida se a proposta fornecida realmente vale a pena? Então, dê uma volta, saia para tomar um café, converse com a outra pessoa que está com você e reflita sobre o que ouviu do vendedor.

Decidir as coisas com urgência não é, nunca, a melhor solução para realizar um bom negócio.

  
11 - FAÇA O VENDEDOR SENTIR QUE VAI TE PERDER

Se você estiver negociando um serviço, essa dica é tiro certo! Operadores de Call Centers entrevistados pelo jornal Extra, da Globo, deram a letra: “Há palavras-chave que o cliente tem que mencionar: ele tem que dizer que quer cancelar ou reduzir o pacote atual. Quando diz isso, o atendente já tem disponíveis pacotes que pode oferecer ao consumidor. Mas há procedimentos de argumentação e contra argumentação. O atendente fará tudo o que puder para que o usuário desista do cancelamento. O desconto costumava ser de, no máximo, 50%”, disse um dos atendentes na entrevista.

Ou seja: mostre o seu valor como cliente! Se você estiver em uma loja de tênis, por exemplo, una todas as dicas anteriores e diga algo como “poxa, mas na loja Y o cara vai me fazer um desconto de X. Eu realmente queria comprar com vocês, porque já conheço a loja há um tempo, mas vou ser obrigado a ir até o concorrente…é mais vantajoso para mim!”.
 

12 - TRABALHE COM PERSUASÃO

Sabe aquela frase “jogar verde para colher maduro”? Então, use essa habilidade! Um exemplo de persuasão é afirmar para o atendente que você sabe que ele tem como dar descontos.


Com essas dicas (e sem preguiça ou vergonha) você vai conseguir descontos realmente válidos! Boa sorte!

  

Por: MARIA CONFORT