segunda-feira, 19 de julho de 2010

ORIENTAÇÃO SOBRE APOSENTADORIA

ORIENTAÇÃO SOBRE APOSENTADORIA

Preciso de uma orientação sobre aposentadoria: trabalho como freelancer em design gráfico, tenho 32 anos e não pago aposentadoria. Preciso URGENTE ter um plano para minha velhice. Gostaria de saber o que devo fazer: pagar à Previdência do governo mais previdência privada ou pagando apenas um plano de previdência privada já é suficiente para meu futuro? As pessoas tem opiniões diferentes sobre este assunto. Então, resolvi pedir ajuda para vocês que sempre tem uma boa orientação. Se eu fizer somente a previdência privada, posso pagar R$ 500,00 por mês. Como estou com 32 anos, penso que poderia resgatar este dinheiro investido com 65 anos. Qual o melhor caminho? Paula Paron.

O ideal é você trabalhar no sentido inverso da sua questão. Primeiro você deve definir a renda mensal que você vai precisar na sua aposentadoria e a partir dela se estabelece o quanto será necessário poupar para conseguir atingir este objetivo. Para isto você deve pensar em qual o estilo de vida que irá usufruir na sua aposentadoria e quanto isto representa em reais por mês? Minha recomendação é que você pense no mesmo valor que você necessita para viver hoje. Muitas despesas vão diminuir, mas a despesas com plano de saúde e farmácia vão aumentar constantemente.

Algumas das questões fundamentais para criação de um bom fundo de aposentadoria são: atualmente seu rendimento é tributado? Esta resposta determinara qual o melhor produto (VGBL ou PGBL); idade de inicio de contribuição; idade de término de contribuição; idade de inicio de retirada de rendimento mensal; idade do término de retirada de rendimento mensal; quanto (valor em R$ mensal) será necessário para você manter o estilo de vida desejado na aposentadoria; rentabilidade dos recursos aplicados; taxa de administração; variável conforme produto e instituição; taxa de carregamento; variável conforme produto e instituição; taxa, impostos e etc. que vão incidir sobre seus rendimentos.

Quanto à Previdência Oficial, cada vez mais os valores mais altos (acima de um salário mínimos) pagos como beneficiários serão penalizados: por correção inadequada ou por taxações, para que se tente diminuir os déficits atuais e crescentes, sofrendo desta forma achatamento ano após ano. Mas não podemos esquecer que ela tem os beneficio de invalidez, onde o segurado em casos específicos pode recebê-los. Mas este beneficio também pode ser suprido caso você tenha ou venha a fazer um seguro de invalidez acoplado ou não ao Plano de Previdência. É uma questão de analisar os custos.

Publicado em Segunda-feira, 19 de Julho de 2010
No site Letras & Lucros: http://www.letraselucros.com.br/?page_id=911