segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quitação de dívidas alcança número recorde, informa Serasa.


Até que enfim uma boa noticia.

O primeiro quadrimestre trouxe boas notícias: 8,9 milhões de consumidores deixaram de figurar na lista de inadimplentes, procurando credores para quitar as dívidas em atraso, significando um aumento de 6,4% na comparação com igual período de 2012. Este número é o maior desde 2006, quando teve início a medição.

Neste período, houve queda de 2,1% no número de consumidores que, na contramão da tendência, entraram na base de inadimplentes. No quadrimestre, 11,2 milhões de CPFs foram negativados, sendo que em igual período do ano passado, 11,5 milhões foram registrados.

Para os economistas da Serasa Experian esta é uma ótima notícia, já que desde 2010 não se registrava crescimento na saída de inadimplentes da base e, também, com queda na entrada de pessoas na lista.

Para os economistas, o que impulsionou o aumento de consumidores regularizando suas pendências passa pela expansão das renegociações de dívidas, juros reduzidos, desemprego em baixa, evolução da renda e um menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado, culminando com decréscimo gradual no comprometimento da renda com prestações.

Fonte: CGN