quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cartões pré-pagos. Podem ser uma grande ajuda?


Principalmente Para aquelas pessoas que não conseguem controlar seus gastos nos cartões de credito, os cartões pré-pagos podem ser uma grande solução. É uma forma de você não gastar mais do que você tem.
Muitas vezes em minhas palestras, pergunto quem tem divida, e alguns afirmam que não tem nenhum tipo de divida. Ai eu pergunto se quem respondeu que não tem dividas, tem alguma comprar parcelada no cartão ou em cheques.
A maioria dos que afirmaram que não tinham dividas, dizem que tem
Compras parceladas em catão ou em cheques.
Neste ponto eu afirmo que eles têm divida sim, mas apenas esqueceram-se delas.
Os cartões de credito de uma forma geral, e se bem utilizados, podem ser um bom aliado no controle das despesas. Mas a maioria das pessoas o utiliza de maneira não correta, e acaba perdendo o controle dos gastos. E muitos deste pagão a fatura pelo mínimo com juros altíssimos e acabam entrando em uma bola de neve que muitas vezes se tornam impagáveis.
Francis Brode Hesse.
  
O uso do cartão pré-pago – no qual o saldo é determinado por depósito bancário feito antes do uso – deve crescer fortemente entre os brasileiros. Calcula-se que, em 2017, o segmento movimente US$ 18 bilhões no País. O volume é nove vezes maior que os atuais US$ 2 bilhões, gastos sobretudo em viagens e no pagamento de refeições.
Os dados são de pesquisa feita pela Mastercard em parceria com a Boston Consulting Group e obtida com exclusividade pelo JT. O levantamento foi encomendado pela bandeira de cartões em âmbito global. O motivo é mapear as oportunidades de negócios no segmento desse tipo de cartão.
Especialistas em finanças pessoais aproveitam essa informação para justificar a afirmação de que os cartões pré-pagos devem ganhar mais espaço em território nacional daqui em diante.
No estudo feito pela bandeira de cartões, os segmentos apontados como os com mais chances de crescimento são o pré-pago para uso em viagens internacionais, o para uso geral e em moeda local.
Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da Mastercard, diz que, a partir da definição desses segmentos, a bandeira de cartões já desenvolveu plásticos para estas e outras modalidades.
A Visa e a American Express também têm cartões pré-pagos. 

Fonte: