terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Paradoxos do nosso tempo. Inadimplência do consumidor (geral) recua 0,4% em janeiro, mas temor de calote faz cair crédito para veículos.


Inadimplência (geral) do consumidor recua 0,4% em janeiro

Na comparação anual, entretanto, houve crescimento de 16.6%

A inadimplência do consumidor brasileiro recuou 0,4% em janeiro em relação ao mês anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação anual, entretanto, houve crescimento de 16.6%.

O principal fator para a redução no indicador foi a utilização do 13º salário para o pagamento de dívidas, segundo a Serasa. Desde o terceiro trimestre de 2011, o consumidor mais endividado vem priorizando quitar suas despesas. Além do abono de final de ano, a redução dos juros e da inflação ajudaram a dar um fôlego no orçamento familiar, segundo os economistas da Serasa.

Em contrapartida O consumidor tem encontrado mais dificuldade para financiar a compra do carro novo. Apesar da queda nos juros, os clientes têm visto suas propostas de financiamento sendo recusadas pelos bancos por questões de renda.
A contratação de novos empréstimos para compra de veículos, por parte de pessoas físicas, caiu 3% em 2011 em relação ao ano anterior, primeiro resultado negativo anual desde 2008. O recuo mais forte ocorreu no último trimestre, de 17% em relação ao mesmo período de 2010.
De acordo com os bancos de montadoras, essa retração está relacionada ao aumento da inadimplência, que dobrou no ano passado, e à piora no perfil de renda dos clientes que buscam crédito. Os atrasos acima de 90 dias, período em que o cliente começa a ser considerado inadimplente, passaram de 2,5% em dezembro de 2010 para 5% no final de 2011. A taxa está próxima do recorde de 5,45% de junho de 2009.