quinta-feira, 25 de junho de 2015

Programa do TJ para consumidores endividados ajuda pessoas no DF.

Proposta já conduziu 100 negociações amigáveis desde janeiro.
Qualquer pessoa que esteja com débitos pode se inscrever.

  
O Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal já ajudou 700 pessoas e conduziu 100 negociações amigáveis de janeiro até 16 de junho de 2015.

O objetivo do programa é promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de endividamento crônico.

A forma de resolver a situação é a educação financeira. Os interessados vão aprender a pedir ajuda ao lápis, papel, calculadora e anotar todas as despesas.

Os participantes do programa também têm um acompanhamento psicológico. “O que a gente está discutindo aqui é que o consumo não vai ocupar o lugar dos afetos, não vai tornar você melhor. Não é a coisa, são as relações, os amores, as conquistas pessoais”, conta a psicóloga do programa.

Além da educação financeira e do apoio psicológico, os endividados também recebem apoio para quitar as dívidas.

Uma professora que não quis se identificar disse que ganha R$ 2 mil por mês e deve R$ 25 mil no cartão, em financiamento e empréstimos. “Chegou num ponto que eu não tinha mais como pagar aluguel, comprar roupa, até a comida ficou bem... Foi virando uma bola de neve”, conta.

Para participar do programa, o consumidor deve enviar um e-mail para conciliar@tjdft.jus.br ou comparecer a um dos centros judiciários do DF. É preciso mandar um resumo das dívidas que contraiu. Qualquer pessoa que esteja com débitos pode se inscrever.

Fonte: G1.Globo