segunda-feira, 6 de julho de 2015

Quase 30% dos inadimplentes não sabem quanto devem.

Hoje em dia, aqui no Brasil, quase 30% dos inadimplentes não sabem quanto estão devendo. 5% deles não têm idéia nem para quem estão devendo e não pagando ou, como se diz, estão que nem a Grécia, em situação de “default”, na moratória, precisando de renegociação, ou seja, deram calote.
"É um número muito expressivo, que, para nossa leitura, falta educação financeira".
A pesquisa é do Instituto GEOC, que cuida do que acontece com as empresas de crédito, de um lado, e de cobrança, do outro, muita gente precisando prestar mais atenção  na hora de fornecer crédito para o cidadão comprar, por exemplo, um carro novo. Na hora da venda, é tudo maravilha, longas prestações, juros baixos e tal. Acontece que elas precisam fazer o seguinte, alerta o presidente do Instituto GEOC, Jefferson Frauches Viana:
"Só que ele esquece que tem IPVA, tem o seguro, tem manutenção, tem gasolina, tudo isso está envolvido no custo do carro. E na hora de conceder o crédito ninguém avisa isso para ele. Então acho que é um dever imenso de toda a sociedade que concede crédito".
Pois continuando a prosa miúda de hoje. A gente precisa lembrar que toda a economia brasileira depende do bom funcionamento do esquema todo, desde quem empresta dinheiro para o banco depois vender o mesmo, mais caro e a prazo para quem está precisado do crédito para comprar alguma coisa que garante emprego para muita gente que recebe salário, ou seja, dinheiro. É uma roda viva, não é mesmo Jefferson Frauches Viana?
"Toda cadeia econômica é movimentada, né? Você tem desde o consumidor até o comércio, distribuidor, atacadista, fabricante, matéria-prima, bens de capital, quer dizer, toda a cadeia da economia é movimentada através de um bom crédito".
Pois agora vamos para a cobrança dos inadimplentes, número que aumenta por causa da crise na economia brasileira, melhor para as empresas de cobrança de atrasados e para as que limpam os nomes que estão sujos na praça, como se diz diretamente e sem rodeio. Mas não é isso mesmo que está acontecendo para elas. Então, para terminar a prosa, presidente do Instituto GEOC. Não está fácil para a turma da cobrança. Até renegociação da dívida está difícil. Então, tem que inventar.
"Dificuldade de pagamento cresceu porque o inadimplente hoje tem menos capacidade de pagar. E por que ele tem menos capacidade de pagar? Porque tem mais desemprego, tem mais inflação, sem contar nas questões crônicas de educação financeira que falamos há pouco".
 Fonte: Aqui Acontece