quarta-feira, 1 de julho de 2015

BB supera R$ 900 mi em negociações de dívidas via internet.

O Banco do Brasil chegou nesta semana à marca de R$ 920 milhões em contratos de negociação de dívidas via internet. Lançado há nove meses, o Portal de Negociação de Dívidas inovou ao permitir que 93,3 mil clientes do BB renegociassem suas dívidas sem a necessidade de se deslocar até uma agência. O Portal registra média de 600 operações de regularização de dívidas, com saldo também diário de R$ 10 milhões repactuados.
“Oferecer ferramentas que permitam o uso consciente do crédito e soluções que confiram simplicidade e agilidade para reequilibrar a vida financeira de pessoas endividadas são ações fundamentais para a manutenção de relações de consumo perenes e sustentáveis entre o Banco e seus clientes”, destaca o vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos, Walter Malieni Júnior.
Na prática, a solução oferece aos clientes com dívidas com o Banco ambiente exclusivo no autoatendimento pela internet, onde é possível consultar o saldo devedor e o número de parcelas em atraso dessas operações – além do valor de tarifas pendentes. Tudo em tempo real, tanto para pessoas físicas quanto para empresas.
Ao final da consulta, o cliente do BB pode selecionar, entre uma série de opções de parcelamento, a melhor forma para quitar sua dívida, que pode ser paga por boletos gerados no próprio Portal. A ferramenta também avalia a possibilidade de concessão de abatimentos no valor das dívidas. Os pedidos são avaliados por um algoritmo que pondera, entre outros aspectos, a probabilidade de recuperação do crédito. Quando aprovado, o desconto é concedido na própria ferramenta.
“Nossa experiência mostra que a grande maioria dos clientes não opta pelo desconto”, aponta executivo Malieni. Dados do Portal mostram que apenas 22% das negociações de clientes pessoas física (e 25% entre empresas) utilizaram os descontos oferecidos pelo Banco.

Para Walter Malieni, a opção pelo pagamento integral é um indicador direto do nível de satisfação dos clientes do BB com a Instituição. “Em alguns casos, como os percentuais de redução são significativos, ele ficaria impedido de pegar novos empréstimos com o Banco”, explica. Ao dispensar o abatimento, o cliente pode voltar a ter acesso às linhas de empréstimo e financiamento, por exemplo.
Eficiência operacional
Os níveis de inadimplência no Banco do Brasil figuram, historicamente, em patamares inferiores à média verificada no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Em março de 2015, por exemplo, o índice de inadimplência total do BB (menos de 90 dias) estava em 2%, ante 4,4% do Sistema.
Ainda assim, a instituição busca sempre novas formas de aprimorar os processos de concessão de crédito e de recuperação de dívidas. A criação do Portal de Negociação de Dívidas, que deve ganhar uma versão para smartphones em breve, é um bom exemplo dessa cultura.
O BB também acaba de reformular a estrutura responsável pela recuperação de ativos. A rede — formada por unidades especializadas de acordo com o perfil da dívida (tempo de atraso da operação, localização geográfica dos clientes) — foi reforçada, com a instalação de uma gerência com atuação nacional para a cobrança e reestruturação de ativos. O objetivo é buscar o aumento de eficiência operacional para o Banco e mais agilidade para a resolução de casos mais complexos.
O Banco do Brasil também investe em ações preventivas, como a criação de uma plataforma de Educação Financeira, o Tá na Hora. Anunciada em março, durante a Semana Nacional de Educação Financeira, tem como objetivo incentivar a administração das finanças pessoais em três etapas: decidir, planejar e realizar.
Fonte:  Investimentos e Noticias.