terça-feira, 18 de julho de 2017

Empréstimo pessoal on-line normalmente é mais vantajoso.

É possível que você já tenha em algum momento pensado em pedir um empréstimo pessoal ou conheça alguém que tenha feito um. O processo, em algumas instituições, pode ser caro e bastante burocrático, como no caso dos bancos e de financeiras. Uma boa opção ao consumidor são os oferecidos pelas fintechs (empresas do setor financeiro que utilizam tecnologia moderna). As últimas, normalmente, têm as taxas mais baixas por causa de suas estruturas enxutas e, principalmente, por serem on-line. 

Veja o resultado de uma simulação on-line, realizada na semana de 3 a 7, de julho, pela Proteste, para saber o quanto o mercado cobra de juros no crédito pessoal. Para uma base de comparação, eles simularam para um mesmo perfil um empréstimo no valor de R$ 3.500, em 18 parcelas nos principais bancos e em uma fintech. E encontraram que, de fato, as taxas são bem altas – chegando a 144,33% ao ano, nos bancos contra (49,28% ao ano) de uma fintech.


Portando se você realmente precisa contratar um empréstimo, vale a pena realizar varias simulações online nas fintechs e também nas instituições financeiras, até mesmo para poder negociar melhor.


Transação não dever ser feita à toa

Mesmo assim, não é para sair por aí fazendo empréstimo sem necessidade. Antes de fazê-lo, é necessário saber qual o tamanho das suas dívidas e que taxas de juros e CET você precisa encontrar para reduzi-las. Quem tem faturas do cartão de crédito em atraso, por exemplo, é massacrado com altas taxas de juros no pagamento rotativo, e até mesmo no parcelamento da fatura. Portanto, o crédito pessoal pode ser uma alternativa. Dessa forma, você troca uma dívida mais cara por uma mais barata. Veja abaixo o que você deve observar e os cuidados a tomar para não se endividar ainda mais. 

FAÇA UM CHECK LIST
       Eu já tenho uma dívida ou vou adquirir uma? 
       Quanto é o valor da dívida?
       Para quem eu devo?
       Quantas parcelas tenho para pagar?
       Quanto tenho disponível mensalmente para quitar estas dívidas?
       Que taxa de juros pago atualmente?
       Tenho nome limpo? Isso implica nas taxas de juros que conseguirá em outros empréstimos e da aprovação ou negação do pedido de empréstimo.
       Que alternativas tenho?

FIQUE DE OLHO!

       Tenha sempre uma reserva para possíveis imprevistos, como problemas de saúde, por exemplo.
       Só se endivide quando for inevitável, ou seja, talvez a sua compra (de um eletrodoméstico, por exemplo) não seja tão urgente e você possa poupar para pagar à vista, economizando um bom dinheiro e ainda poder pleitear um desconto.


       Se estiver devendo no cartão de credito e já viu que não dará para pagar com o salário normal, vale pegar um empréstimo pessoal do que pagar os juros do cartão.