segunda-feira, 7 de agosto de 2017

"A chave do sucesso financeiro é o domínio da mente humana".

Leia abaixo a entrevista do economista Samy Dana a revista Época.
O economista Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas, colunista e comentarista, quer levar economia e finanças para o público em geral. Dana estreia como entrevistador, à frente da nova temporada do programa “Entrevista”, do Canal Futura, com um leque variado de convidados e uma abordagem bem-humorada e humanizada, em que mostra como as escolhas sobre planejamento financeiro nem sempre são puramente racionais. “A  chave do sucesso financeiro é você entender como seu cérebro funciona. Convidamos especialistas, como neurocientistas e psicólogos, para explicar como o órgão central do corpo humano reage a determinadas situações, tornando as pessoas pouco racionais. Vamos reforçar a importância do planejamento financeiro, da autodisciplina e fornecer dicas de como driblar emoções que, em alguns casos, minam e destroem a ideia de um futuro melhor”, explica. Entre os entrevistados estão o publicitário Dado Schneider, o jornalista Alexandre Teixeira e o professor Newton Campos.  As entrevistas vão ao ar no Futura de segunda a quinta-feira, às 22h15, e ficam disponíveis na plataforma Futuraplay.org.

ÉPOCA - Você está à frente da nova temporada do programa Entrevista, do Canal Futura, que vai abordar temas como Geração Z, planejamento financeiro, hábitos de consumo, empreendedorismo no Brasil, entre outros. Quais assuntos debatidos na coletânea de entrevistas você destacaria?
Samy Dana - A ideia da nova temporada do programa Entrevista é proporcionar ao telespectador uma visão plural sobre economia, seja por trás das coisas e/ ou das decisões. Ao longo da série, debatemos assuntos e recebemos convidados de diversas áreas, como marketing, estratégia, empreendedorismo, consumo, entre outros assuntos. De forma divertida e didática, o objetivo é aproximar, humanizar e mostrar que toda a sociedade participa.

ÉPOCA - Estamos vendo o país viver uma das maiores recessões econômicas e crise política dos últimos anos. Qual é a importância de se aprofundar nesses debates – principalmente na TV, veículo com grande alcance e penetração nas casas brasileiras?
Dana - Como foi dito anteriormente, a sociedade participa e sofre com as decisões econômicas, sejam elas tomadas pela própria pessoa ou pelo governo. Diante desse cenário, nada é melhor do que empoderar a população para que faça escolhas mais adequadas e monte suas melhores estratégias. Os brasileiros são carentes de educação financeira nas escolas e, por isso, muitas vezes, são imprudentes em sua vida financeira.

ÉPOCA - Geralmente, economia e finanças são assuntos considerados muitas vezes chatos ou difíceis para o público leigo. Como tornar esses temas (que são relevantes) atrativos para jovens? Como esses temas podem ser debatidos também em sala de aula?
Dana - Finanças e economia muitas vezes são considerados chatos, principalmente, pela forma como são abordados. No programa, o objetivo é justamente humanizar e tornar o tema leve e divertido. Um bom exemplo para retratar o que falo é a dieta. Algumas pessoas querem fazer dieta, mas não conseguem. E por mais que outras falem que “é só comer menos” ou “você precisa mudar seus hábitos alimentares, comer alimento de maior qualidade”, é muito difícil lidar com a impulsividade e não ter autodisciplina. De forma análoga, isso também acontece com o “guardar dinheiro”. No programa, humanizamos as questões, as tornando interessantes e divertidas, para que alcance a todos, principalmente, o público jovem.
                                                                                                                                   
ÉPOCA - Em relação ao planejamento financeiro e aposentadoria, por exemplo. Na sua visão, como a Geração Z, que possui características como o imediatismo e a inabilidade de se relacionar fora do mundo virtual, está se preparando para o futuro?
Dana - É importante que o jovem da Geração Z saiba que é necessário planejar o futuro, apostar em investimentos e ter consciência de que será difícil sobreviver com o dinheiro vindo da aposentadoria. A nova temporada do Entrevista reforça a importância do planejamento financeiro, da autodisciplina e fornece dicas de como driblar essas emoções que, em alguns casos, minam e destroem a ideia de um futuro melhor.

ÉPOCA - E para a sociedade em geral, como ter disciplina financeira? O programa vai dar dicas?
Dana - A chave do sucesso financeiro é você entender como seu cérebro funciona. Convidamos especialistas, como neurocientistas e psicólogos, para explicar como o órgão central do corpo humano reage em determinadas situações, tornando as pessoas pouco racionais. E a partir daí, orientamos a sociedade sobre como criar estratégias e agir em algumas ocasiões. São dicas muito boas que podem mudar a vida de jovens, adultos e idosos.