sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Aposentadoria e 5 crenças.

Caro leitor, já pensaste sobre sua aposentadoria? A resposta é somente sua. Primeiro preciso alertar que muitas de suas decisões sobre aposentadoria e outros temas ligados a Educação Financeiras normalmente são feitas baseadas em crenças populares ou experiências práticas de pessoas que fazem parte do seu ciclo de vida. Algumas dessas crenças podem ser prejudiciais para uma boa e saudável aposentadoria.

Abaixo são listadas 5 crenças que talvez o leitor esteja seguindo, porém não deveria, pois, não ajudam e sim atrapalham o caminho para teres uma boa aposentadoria.

1. Ainda sou muito jovem para pensar em aposentadoria: Esta é a crença mais comum. Infelizmente, por natureza o ser humano não gosta muito de pensar a longo prazo. Contudo, quanto mais jovem começar a poupar, mais terá o ‘poder’ dos juros compostos lhe ajudando. Por isso, a máxima nova que lhe proponho é: ´já está tarde para começar a pensar na aposentadoria`. Comece hoje.

2. Calcular errado a idade máxima de vida: A expectativa de vida tem aumentado a cada ano que passa, principalmente em razão dos avanços da medicina curativa e preventiva. Não seja pessimista quando fores calcular até que idade irá viver. Existe uma idade média de vida da região na qual o leitor mora, mas é válido lembrar que haverá pessoas que vivem menos e outras que vivem mais. Em qual grupo o leitor quer estar?

3. Cuidar da Aposentadoria não é só se preocupar com o dinheiro: Além da preocupação de garantir um rendimento mínimo para quando a sua idade já não permitir que sua força de trabalho gere algum dinheiro lícito, deves fazer as seguintes perguntas: 1 - se não estiver empregado, o que fará todos os dias?; 2 - Acordará cedo para fazer exercícios ou só ficará assistindo à televisão?; 3 – O que eu farei? Faça estas perguntas e busque responde-las. É importante que busque dar um sentido e um significado motivador para viveres o período da aposentadoria feliz e saudável.

4. Em caso de problemas de saúde mais grave, vou recorrer ao atendimento público: Infelizmente esta crença pode ser válida para outros países, porém, no Brasil, a realidade é outra. Considere que você terá altos gastos médicos e com a saúde em sua aposentadoria. Planeje-se para isso.

5. Vou viver de juros das minhas aplicações: Esta crença é verdadeira, porém não deve ser a única estratégia. A crença sugerida aqui é uma palavra: ´diversificação`. Busque ter várias alternativas, além dos investimentos, outras opções são: 1 – planos de previdência (público e privado), rendas de alugueis ou investimentos em empresas (seja diretamente ou por meio da bolsa de valores).


-->
Faça uma boa avaliação sobre as suas crenças, e verifique quais das crenças acima tens acreditado, e por último, desejo que busque planejar com sabedoria sua aposentadoria e que possas no futuro desfrutar de uma boa e saudável aposentadoria.